segunda-feira, maio 13

Tecnologias viabilizam o ensino remoto durante a pandemia

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O especialista em Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais, professor Leandro Miranda de Almeida, dá dicas sobre como lidar com a criatividade para despertar a atenção dos alunos durante as aulas on-line

EDUCAÇÃO: Como a tecnologia pode revolucionar o sistema de Educação? O desenvolvimento das tecnologias viabilizaram o ensino durante a pandemia de Covid-19. Soluções em hardware e software asseguraram a continuidade do ano letivo diante da necessidade de medidas restritivas em prol da saúde pública. A situação posicionou a tecnologia como viabilizadora e catalisadora do sistema educacional.

Com esse propósito, as tecnologias buscam o processo de aprendizagem e coordenação de fatores essenciais ao desenvolvimento e obtenção dos resultados de um ensino efetivo. Quem analisa o uso das ferramentas digitais no processo educacional é o professor de Robótica e especialista em Programação e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais, professor Leandro Miranda de Almeida.

Com a pandemia de Covid-19 e as aulas remotas, as dificuldades dos estudantes ficaram ainda maiores. Estudantes se queixam de se perder nos conteúdos por conta do estímulo; a internet é infinita e com a possibilidade de navegar pelas redes sociais e ir onde quiser, fica difícil se concentrar. A Educação mediada pela tecnologia durante o distanciamento social, dependendo do modo como é utilizada, pode acarretar em falta de foco e compromisso com as tarefas as escolares. Promover uma aprendizagem ativa é uma das estratégias para engajar os estudantes.

Segundo o especialista, desenvolver jogos é mais difícil do que cinema, pois envolve, roteirização, animação em 3D e ‘por aí vai’. No entanto, a gamificação, que é uma novidade positiva para o mercado, pode e deve contribuir muito com as ferramentas de aprendizagem. “O ensino lúdico dos conteúdos pode ser uma saída para maior participação dos alunos”, comenta o professor. Acompanhe a entrevista completa

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