sexta-feira, maio 17

Sadao Sakai faz balanço de 2 meses à frente da Santa Casa de Suzano

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O novo interventor explicou que amanhã (20/05) se reunirá com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) para discutir os recursos e dívidas da Santa Casa, único hospital público da cidade

ADMINISTRAÇÃO: Acompanhe a entrevista especial com o interventor da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, Sadao Sakai, que destacou as mudanças realizadas na unidade nos últimos meses e as próximas obras previstas para o único hospital público da cidade. Em fevereiro de 2019, o Conselho Fiscal Voluntário da Santa Casa de Suzano apresentou uma dívida de R$ 320 milhões do hospital. O prédio foi penhorado e a iminente chance de um leilão colocou em risco os atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Suzano. Entre os assuntos mais importantes estão o pagamento das dívidas, as reformas no hospital e as mudanças na administração da Santa Casa de Suzano.

Com 10 meses de experiência como procurador geral de Suzano, ele contou que recebeu o convite do Rodrigo Ashiuchi (PL), e que encarou como um desafio. “Tudo o que envolve a saúde pública é desafiador. Eu consigo fazer uma boa intermediação entre os funcionários em qualquer lugar que eu vou, foi assim na Controladoria, mas você pega uma situação nova”, ressaltou.

Sadao Sakai comentou que tem expectativa de melhorar a estrutura da Santa Casa. Ele explicou como é a composição da Diretoria do hospital através do conselho gestor que tem “poderes e responsabilidades” semelhantes a de um interventor. “Todos as discussões e decisões são feitas com o interventor e o conselho gestor”, destacou.

Sobre as mudanças já realizadas, ele esclareceu que sob seu comando, houve a troca da diretora-técnica da Santa Casa. “A própria administração já está com uma cara diferente, pessoas mais novas, mais dinâmica e mais atual de gestão”, analisou. Segundo Sadao Sakai, a mudança já pode ser percebida pela população suzanense que é assistida no equipamento. “Acredito que isso já dê uma diferenciada. Não estou falando mal da administração passada, mas é a necessidade de renovação, a mudança é constante e a sociedade exige isso”, justificou.

Recebendo cerca de R$ 2 milhões de reais mensalmente de recursos provenientes dos Governos, Federal e Estadual, ele também explicou que assim que assumiu como interventor pediu o levantamento real da dívida da Santa Casa, valor que não tinha sido contabilizado em administrações passadas. “Então amanhã a gente tem uma reunião com o prefeito para discutir isso, os recursos. Eu pedi o levantamento do valor real da dívida e esses dados estão sendo processados agora”, esclareceu.

Para o futuro, Sadao Sakai vê melhorias, “quando a gente entra na vida pública a gente tem que gostar das pessoas, administrar para elas”, concluiu.

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