sábado, maio 11

Psicólogo orienta atendimento multidisciplinar para TEA

0

O professor e psicólogo especialista em Análise do Comportamento, Lucas Fernandes, explicou a importância do atendimento multiprofissional que pode auxiliar no desenvolvimento neuropsicomotor e habilidades comunicacionais, de interação social e de aprendizado 

SAÚDE: Equipe multiprofissional é indispensável para o suporte no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), segundo especialistas. O grupo é formado por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, nutricionistas e médicos, profissionais cada vez mais procurados durante o tratamento da condição, que afeta 1 a cada 44 pessoas. No Brasil, registramos um crescimento de 22% na prevalência do autismo, estima-se que pelo menos 2 milhões convivam com o TEA. Trazendo o destaque, o Radar Noticioso recebeu o professor e psicólogo, especialista em Análise do Comportamento, Lucas Fernandes, que explicou o papel da equipe multidisciplinar. Ele esclareceu quais os padrões de comportamento mais comuns e respondeu às dúvidas de ouvintes e internautas.

A estimulação em pessoas com autismo é fundamental e traz diversos benefícios. Porém, muitos pais e familiares buscam profissionais e terapias em vários locais acreditando que o paciente possa ter uma evolução mais rápida. Só que isso pode não acontecer e um dos motivos, além da demora da construção do vínculo terapêutico, é que o próprio paciente acaba não tolerando as diversas abordagens. Segundo o psicólogo, todo o processo terapêutico do paciente precisa ser tratado de forma individualizada. “No Transtorno do Espectro Autista a gente tem uma variedade de complexidades, então vai abranger várias ciências que eu acabo conversando com os pais. Existe a dificuldade em comunicação, existe uma dificuldade sensorial, existe uma dificuldade acadêmica, muitas vezes com atraso de desenvolvimento, então não tem como a gente separar em caixinhas cada coisa e cada um fazer o seu trabalho. São fatores completamente diferentes, mas que unidos a gente fala assim beleza, a gente pode ensinar o A, E, I, O, U dentro de uma casa, a gente está levando para aquela criança ou aquele adolescente uma terapia mais eficaz. Pode até acontecer de vários profissionais estarem trabalhando juntos, mas a gente não vai ter uma terapia eficaz se ficar cada um no seu canto”, ressaltou.

Para entrar em contato com o professor e psicólogo Lucas Fernandes mande uma mensagem no WhatsApp: (11) 97248-0312.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version