sexta-feira, maio 17

Participa Mogi: Saiba mais sobre o trabalho que visa estimular a colaboração dos cidadãos

0

O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, explicou que o programa passou ontem por Jundiabeba para conversar com a população sobre as melhorias para o bairro

PARTICIPA MOGI: Com uma série de ações de melhorias o “Participa Mogi” tem programação especial hoje, a Caravana Circo Corredor, que chega a Taiaçupeba para proporcionar lazer e diversão à população. Uma plataforma criada na atual administração onde os mogianos fazem sugestões para a construção de uma cidade melhor. O Participa Mogi oferece um espaço para o debate, troca de ideias e diálogo com a população, estimulando a colaboração de todos no desenvolvimento do município. Agora as pessoas podem apontar necessidades de seus bairros, em todas as áreas, com a garantia de que as sugestões serão ouvidas e debatidas com a comunidade. Para explicar melhor o que é o programa e como a plataforma contribui com a transparência pública, o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, fez uma participação especial no Radar Noticioso atualizando inclusive, quais serão os próximos bairros atendidos pela iniciativa.

Com 29 anos de idade, o mogiano Lucas Porto se tornou recentemente a secretário de Planejamento e Gestão Estratégica com a reformulação da administração municipal. Ele conheceu o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE) quando era vereador da cidade e fez parte do movimento Vamos Ocupar a Cidade (VOC). Quando começou o mandato, o prefeito o convidou para integrar a equipe como chefe de gabinete. “Esse movimento da criação da Secretaria, que é importante dizer, a gente não criou nenhum cargo, não foi esse movimento. A gente readequou, até porque a estrutura ainda está defasada e ainda estamos reorganizando. É uma estrutura administrativa muito antiga, o mundo muda e a administração pública também precisa mudar e é inclusive a concretização de algumas promessas de campanha. Além da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica teve a criação da Secretaria de Comunicação e Transparência que também é uma outra promessa de campanha”, explicou.

Lucas Porto comentou que a Secretaria vem com o objetivo de fazer o planejamento a curto e longo prazo. “A Secretaria vem com esse intuito de fazer um planejamento de fato. Nosso PPA que a gente elaborou e foi aprovado essa semana pela Câmara é prova disso e também estamos no começo do processo de elaboração do Mogi 500 que vai ser o nosso plano de futuro da cidade. Não é um plano da Prefeitura, é um plano da sociedade então a gente tá começando a elaborar isso”, ressaltou.

O segundo ponto que eles estão mexendo é para facilitar a implementação de projetos importantes da Prefeitura, olhando para a cidade e por isso eles estão construindo o escritório de projetos. “Esse escritório facilita a implementação e tem uma visão muito clara do que é prioritário com base nos diagnósticos que a gente faz e facilita a implementação para vencer até a burocracia imposta pela máquina pública. Então além de estruturar projetos de uma forma estruturada, muitas coisas na administração pública acabam acontecendo no dia-a-dia, vai fazendo e vai fazendo e isso é uma coisa que precisa mudar. A gente precisa estruturar projetos com começo, meio e fim e facilitar para que eles andem mais rápido. A terceira é abrir as portas da Prefeitura e de fato escutar as pessoas, ir nos bairros e para isso a gente montou o Participa Mogi que a gente começou muito forte esse movimento e ano que vem vai se intensificar ainda mais. A gente tem planos muito ambiciosos, desde que o prefeito era vereador a participação social está no centro do mandato e isso não seria diferente na Prefeitura”, afirmou.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o Programa Participa Mogi no início de agosto e a plataforma foi criada para a ter a participação da população oferecendo a eles um espaço de debate, troca de ideias e diálogos. A equipe da Prefeitura está visitando bairros de Mogi das Cruzes para ter reuniões com os munícipes para ver a realidade da vida dos moradores de cada lugar e as suas necessidades. Inclusive esteve ontem no bairro de Jundiapeba para ver as melhorias que são necessárias para o bairro e para fazer a devolutiva das 161 lâmpadas de LED que foram instaladas, já que falta de iluminação pública era uma das maiores reclamações dos moradores.

Para opinar no Participa Mogi acesse o link do site: participa.mogidascruzes.gov.br e se cadastre.

Quer saber mais sobre o Participa Mogi e qual o cronograma de trabalho? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version