segunda-feira, maio 20

Março Lilás: Mês da conscientização do câncer de colo de útero 

0

A gerente de enfermagem do Hospital e Maternidade Mogi-Mater, Isis Pimenta Ruiz, destacou como a doença é causada e quais são as formas de prevenção

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A Campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo de útero, causado pelo Papilomavírus Humano (HPV). Para destacar a importância da enfermagem no combate ao vírus e prevenção do câncer de colo de útero, o Radar Noticioso recebeu a gerente de enfermagem do Hospital e Mogi-Mater, Isis Pimenta Ruiz. 

O câncer do colo do útero (CCU), também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do HPV. Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e seria evitável o contágio com o uso de preservativos. Na maioria das vezes a infecção não causa doença, mas em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir ao longo dos anos para o câncer. 

Segundo dados do Governo Federal, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. 

Segundo a enfermeira, a doença é transmitida através da relação sexual desprotegida. “O HPV é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais comuns no mundo. A prevenção é hoje em dia através das vacinas e o Brasil disponibiliza a vacina para meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos. Então é um alerta para os pais, para a vacina ser tomada antes do início das relações sexuais”, pontuou. 

Nos homens, o HPV também pode ocasionar sérios problemas. “Nos homens o vírus pode acarretar problemas nas genitálias, problemas anais. Muitas vezes a doença é silenciosa e assintomática, mas quando aparece, aparece na forma de verrugas, que as pessoas conhecem muito como crista de galo, principalmente na região genital, isso tanto em homens quanto em mulheres”, destacou. 

Hospital e Maternidade Mogi-Mater 
R. Marechal Deodoro, 83 – Centro de Mogi das Cruzes
Telefone: (11) 4728-8000 
WhatsApp: (11) 97440-0471 

MATER CLIN – Centro Especializado – Ambulatório do Mogi Mater 
Endereço: Rua Dr. Corrêa, 318 – Centro – Mogi das Cruzes  
Instagram: @materclin_ 
Telefone: (11) 3565-2475 
WhatsApp: (11) 97400-4395 
Site: materclin.com.br

Share.
Exit mobile version