sexta-feira, maio 3

Gisleine Zarbiettis explica a importância da Educação Midiática

0

Segundo a especialista em Educomunicação, explanar sobre Educação Midiática é de extrema importância para fortalecer o debate, a informação e a Democracia

COMUNICAÇÃO: Estudos apontam que pessoas acima dos 65 anos propagam até sete vezes mais artigos falsos do que o grupo etário entre 18 e 29 anos. O que indica que idosos são mais suscetíveis ao consumo de fake news. Em Mogi das Cruzes, com o objetivo de prevenir o compartilhamento de notícias falsas, golpes virtuais e vírus, a Universidade Aberta à Integração (UNAI) promove na próxima segunda-feira (28/03) uma palestra sobre Educação Midiática. Acompanhe o destaque com a jornalista e especialista em Educomunicação, Gisleine Zarbiettis, que explicou como vai acontecer o evento.

Ela comentou que o evento vai ser para professores da UNAI e para pessoas interessadas, principalmente idosos. A palestra vai acontecer das 15h às 16h30 e tem como objetivo ensinar mais sobre a importância do letramento midiático. Quem quiser saber mais do evento tem que mandar mensagem no WhatsApp: (11) 98172-8718.

A educomunicadora destacou que esse ano a Comunicação Midiática passou a ser obrigatória no currículo do ensino médio. “A Base Nacional Comum Curricular estipulou que a partir de 2022 a Educação Midiática é um assunto obrigatório. É óbvio que a pandemia acelerou isso, mas é um assunto totalmente pertinente não só pelas mudanças impostas pela pandemia, mas pela própria conjuntura que estamos vivendo. A próximidade das eleições, guerra na Ucrânia que vem trazendo esse debate de crise na Democracia. Há essa necessidade de estar cada vez mais aprofundando esse debate para principalmente fortalecer a democracia, combater as fake news e a desinformação”, afirmou.

Gisleine Zarbiettis explicou que para ela existe um consenso global de que a educomunicação é o caminho mais viável e eficaz para combater as fake news, a desinformação e o discurso de ódio. Porém, ele não é o único, é preciso também discutir outras questões como regularização e a regulação dos meios de comunicação.

Quer saber mais sobre o evento e a importância da Educação Midiática? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version