quinta-feira, maio 2

Especialista alerta: volta às aulas presenciais exige “ensino inovador”

0

Especialistas se preocupam com a evasão escolar causada pela pandemia da Covid-19. O que esperar do futuro da Educação no país? Acompanhe a análise da consultora em educação, a professora Rosania Morales Morroni

EDUCAÇÃO: Retomada das aulas presenciais impõe desafios aos educadores e estudantes. Professores enfrentam, em meio à pandemia e à exaustão, a reorganização das aulas e a recuperação dos prejuízos na aprendizagem dos alunos. Em Mogi das Cruzes, processo de retomada das aulas presenciais na rede municipal registra 50% de adesão. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, que segue com o cronograma programado de acordo com os protocolos de saúde. Quem comenta o assunto é a consultora em Educação, a professora Rosania Morales Morroni.

A desigualdade social, acentuada durante a pandemia, acendeu o sinal de alerta entre profissionais da Educação a respeito dos indicadores sobre a evasão escolar na rede pública de ensino. Segundo a consultora, a maior preocupação dos educadores neste momento é como reverter a situação do acesso precário ao ensino remoto e a evasão escolar, e para rever a situação. “Vai ter que ser um ensino inovador, não dá para ser a mesmice da aula tradicional, são muitos desafios”, aponta. “A gente ouve falar da síndrome da gaiola, muitos alunos se acostumaram em casa, principalmente os mais velhos, e não vão querer voltar para escola. Só não sabemos ainda o percentual disso”, afirma Rosania Morales Morroni.

São milhões de crianças e adolescentes sem aulas ou com acesso precário ao ensino remoto. O país tem, segundo a Unicef, quase 5 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos sem internet em casa, ou 17% do total de meninos e meninas nessa faixa etária.

A falta de aulas tem provocado também o distanciamento desses jovens com a escola como agente comunitária. “Recentemente uma reportagem da Diretoria Regional de Ensino de Mogi apontando que de 2 a 4 mil alunos do ensino médio evadiram da escola”, afirma. Para a consultora, a retomada da Educacão necessita de muito apoio e principalmente da utilização de uma união de forças como o Conselho Tutelar, para mediar o Estado e a Família. Acompanhe o balanço e as observações da especialista e do secretário municipal de educação, André Stábile, que destaca os números da retomada em Mogi.

Share.
Exit mobile version