domingo, abril 28

Dra. Loreta Lopez dá dicas para ter uma vida mais saudável e manter a saúde do coração

0

Segundo a médica do bem-estar, o mais importante para manter a saúde do coração é cuidar da alimentação evitando comer produtos embutidos e industrializados

SAÚDE DO CORAÇÃO: As doenças do coração estão entre as mais comuns e são algumas das principais causas de adoecimento e óbito no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio. Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, além dos casos hereditários, destacam-se fatores como o comportamento sedentário, inatividade física, alimentação inadequada, entre outros. Para trazer o destaque, o Radar Noticioso recebeu a médica do bem-estar, especialista em Nutrologia e Cardiologia, Dra. Loreta Lopez, que explicou quais os melhores hábitos e comportamentos para proteger o coração.

Segundo a médica, o bem-estar físico, emocional e a saúde espiritual são imprescindíveis. “O bem-estar físico é ter a saúde dos exames direitinho. Não é só ausência de doença, mas o bem-estar psíquico também. A gente viu nessa pandemia muitas doenças psiquiátricas, distúrbios de ansiedade e depressão. Saúde e bem-estar no contexto geral e isso também influencia o coração”, enfatizou.

Para a Dra. Loreta Lopez, o mais importante para cuidar do coração é ter uma alimentação equilibrada. “As pessoas estão voltando agora para as academias, voltando a praticar atividade física, mas eu acho que o primeiro ponto é a alimentação”, ressaltou.

A médica explicou que o primeiro passo para ter uma alimentação saudável e consequentemente manter a saúde do coração é evitar comer alimentos embutidos e industrializados. “Qual é a primeira coisa que eu peço para o paciente não comer mais? São os embutidos e os industrializados. Salsicha, linguiça, salame, peito de peru, mortadela são os embutidos. Esses são produtos industrializados que são ricos em nitrito, sódio, gordura saturada. Então para mim eles são os piores alimentos. Os alimentos industrializados são aqueles que você não compra in natura. Por exemplo, o molho de tomate que você não faz com o tomate, você compra o molho que já vem com os aditivos industrializados com corantes, conservantes, sal”, explicou.

Ela afirmou que não ‘demoniza’ nenhum alimento, mas que o ideal é diminuir o consumo. “Eu adoro um chocolate, mas eu só como um bombom após o almoço, por exemplo. Vou ensinar vocês a comer pizza agora, liga lá na pizzaria. Pede uma pizza de massa fina, escolhe apenas um queijo ou uma calabresa, pede com escarola ou brócolis. Assim você não vai deixar de comer, mas vai comer menos e mais saudável”, destacou.

Quer saber mais dicas? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version