domingo, maio 12

Dr. Luiz Bot explica sobre hepatites e doenças do fígado

0

O especialista explicou o que é hepatite e como a doença afeta o corpo humano, afirmando que muitas pessoas têm e não sabem. Ele respondeu às perguntas dos ouvintes e internautas

SAÚDE: Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora 169 casos de hepatite aguda desconhecida que acomete crianças com menos de 10 anos. Segundo a entidade, seis crianças com quadros mais graves precisaram fazer transplante de fígado.

Na última semana, a OMS decretou estado de alerta após verificar que os primeiros casos registrados na região da Escócia subiram de dez para 74 em 3 dias. Conforme o último boletim publicado, os casos saíram do eixo Europa e chegaram aos Estados Unidos, com possibilidade de se espalhar para todo o mundo. Testes laboratoriais descartaram os tipos A, B, C, E e D, agora especialistas investigam a origem dos casos. O médico, professor universitário e especialista em Gastrocirurgia e Bariátrica, Dr. Luiz Bot, explicou o que é a hepatite, quais os sintomas e as orientações sobre a prevenção.

Ele avaliou a nova hepatite aguda desconhecida e disse que, apesar de ser “desconhecida”, aparentemente o vírus se dissemina mais rápido, não oferecendo grandes riscos. “Provavelmente é um vírus diferente, mutável. Aparentemente, tem uma evolução rápida, mas acho que não preocupa tanto por não ser tão infeccioso. Eles estão avaliando como as pessoas se contaminam com esse vírus”, afirmou.

O especialista explicou o que é a hepatite e como a doença afeta o corpo humano, afirmando ainda que muitas pessoas têm e não sabem. “Hepatite é um processo inflamatório que se localiza no fígado, que inflama todas as células e geralmente é causado por um vírus. A mais comum é a Hepatite A, que muita gente tem e não sabe, ou que teve e não sabe. A Hepatite B e a C são mais graves, e a Hepatite D é extremamente rara. Dificilmente a gente tem no Brasil. Eu até hoje não atendi nenhum paciente com Hepatite D”, ressaltou.

Dr. Luiz Bot também destacou a importância do fígado e os prejuízos que a Hepatite Fulminante pode causar para o órgão. “A Hepatite Fulminante é um processo inflamatório do fígado que gera uma falência do órgão, ou seja, ele para de funcionar. O fígado, além de ser um filtro, transforma muitas células e moléculas que iniciam o nosso metabolismo. É muito importante no metabolismo da glicose e de várias moléculas ativadas dentro do fígado. Se você toma um medicamento, ele precisa ser ativado, passa pelo fígado e age na determinada área. O filtro, além de único, é importante para a sobrevida do paciente”, enfatizou.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version