O advogado e especialista em Direitos do Consumidor e Fornecedor trouxe dicas de como evitar cair nos diversos golpes que existem na internet
ALERTA DE GOLPES: Golpes virtuais fizeram mais de 150 milhões de vítimas em 2021, segundo o PSafe, com isso o Brasil hoje é líder no ranking de países com o maior número de vítimas do Phishing, o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. O termo inglês se trata de uma tática que tem sido comum, comunicações falsificadas que parecem vir de uma fonte confiável, mas além da prática, existem também o roubo de dados através de sites hackeados, roubados virtualmente. O percentual de usuários brasileiros que tentou abrir pelo menos uma vez links enviados para roubar dados representa 19,9% dos internautas do país. Em segundo lugar no ranking de países vem Portugal (19,7%), seguido da França (17,9%). Para destacar como se proteger, o Radar Noticioso recebeu o advogado especialista em Direito do Consumidor e Fornecedor do LTSA Advogados, Dr. Dori Boucault. Ele explicou como a legislação vem sendo alterada prevendo a segurança de usuários no ambiente virtual e deixou orientações sobre quando procurar e acessar a Justiça.
O especialista em Direito do Consumidor e Fornecedor contou que um casal tentou comprar um carro em um site de leilões recentemente e caíram em um golpe. Dr. Dori Boucault orientou que antes de fechar o negócio alguns cuidados ajudam também. E apontou que o consumidor deve verificar o endereço do site, ver se a grafia do nome da marca está correto porque em casos de golpe é comum erros de português e ver se o site tem certificação digital.
“Hoje em dia, existem muitos tipos golpes, o golpe do boleto bancário, site de lojas falsas e até de leilão. Então como a pessoa pode fazer para não cair em um golpe? Você tem que olhar nos sites do Procon, se o site está na aba ‘evite esses sites’ na primeira página. Olhar o cadastro de reclamações fundamentadas e se essa empresa está incluída, olhar o Reclame Aqui, consultar o consumidor.gov.br, conversar com amigos e parentes, verificar se essa loja existe e até fazer uma pesquisa para saber onde está a loja porque às vezes não tem nada naquele local. É muita dificuldade para você detectar um golpe, porque eles estão cada vez mais aperfeiçoados”, afirmou.
Para entrar em contato com o Dori Boucault ligue no número (11) 4798-2316 ou acesse o Intagram @doriboucault ou o site: https://doriboucault.com.br.
O advogado deu outras dicas para o consumidor, caso caia em um golpe ou caso tenham vendido seus dados para uma empresa fraudulenta. Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.