domingo, maio 19

Comunicação Assertiva: meta para 2021

0
Créditos: Imagem divulgação

Todo começo de ano, muitas pessoas fazem suas listas de promessas: dietas, academia, terminar um projeto, viajar etc. Será que alguma vez, ter uma comunicação mais assertiva, já foi uma de suas promessas?

É comprovado que grande parte dos problemas vivenciados pelo ser humano está ligado a forma de se comunicar. Existem vários ruídos na comunicação, que atrapalham a mensagem de ser passada de forma clara e objetiva. Por exemplo, o vizinho falou de uma forma grosseira, meu chefe não escutou minha reclamação ou minha ideia, meu colega de trabalho não entende o que eu falo, meu filho adolescente só fica no celular e não conversa…. ou seja, temos ruídos ligados a atenção; escuta; ao conteúdo verbal da mensagem (palavras, discurso) e ao conteúdo não verbal da mensagem (tom de voz, gestos e expressões faciais) que causam impacto na relação de comunicação entre as pessoas.

A comunicação assertiva é algo importante e passível de treinamento. Apenas, como em qualquer um dos itens da lista de promessas, precisamos nos dedicar, treinar, até que se torne um hábito. Portanto, se você estiver disposto a colocar o item comunicação na sua lista de metas para 2021, aí vão algumas dicas para te ajudar colocar em prática:

  1. Escute atentamente o que as pessoas falam. Quando estiver conversando com alguém, deixe o celular, evite pensar em ações futuras que precisa realizar. Apenas escute, de forma genuína.
  2. Respeite a troca de turnos. Enquanto um fala, o outro escuta.
  3. Seja sábio na hora de falar, para que o outro também tenha prazer em te escutar.
  4. Pense para falar. Respostas dadas sem pensar, podem vir recheadas de ruídos e da emoção da conversa.
  5. Organize suas ideias, elabore um discurso coerente para falar.
  6. Procure falar num volume médio. Falar muito baixo mostra desinteresse, medo. E falar muito forte pode passar uma imagem de alguém muito autoritário.
  7.  Seus gestos e expressões faciais precisam combinar com o que você está falando. Não adianta controlar a voz e usar gestos agressivos.
  8. Articule os sons das palavras com vontade, para que sua mensagem transmita clareza.
  9. Simplifique o que tem a dizer. Escolha as palavras certas e de um modo fácil, passe sua mensagem.
  10. Respeite o outro na comunicação dele e a sua também será respeitada.

Que em 2021, a comunicação assertiva possa prevalecer nos lares, nas empresas, nas relações entre amigos, na política e em qualquer local que tenha mais de uma pessoa.

Tatiana Franco
Fonoaudióloga
Consultora em Comunicação Humana

Share.

Fonoaudióloga formada pela UNESP. Pós graduada em voz pelo CEV, Gestora em Saúde pela FGV e Consultora em Comunicação Humana.

Exit mobile version