sexta-feira, maio 17

Coloproctologista realiza simpósio nacional no Mogi-Mater

0

Idealizador do Simpósio Nacional de Terapia Regenerativa em Mogi das Cruzes, Dr. Mateus Rotta explicou sobre o evento destinado a médicos que acontece no Hospital e Maternidade Mogi-Mater

SAÚDE: O médico coloproctologista, Dr. Mateus Rotta, destacou sua especialidade voltada ao tratamento de doenças dos intestinos grosso e delgado, do reto e do ânus. Idealizador do Simpósio Nacional de Terapia Regenerativa em Mogi das Cruzes, o médico detalhou o evento destinado a médicos de diversas especialidades que acontece na sexta-feira (27/05) e sábado (28/05) com palestras, entrevistas e cirurgias ao vivo. Neste sábado, o evento será a partir das 8 horas, no Hospital e Maternidade Mogi-Mater (Rua Marechal Deodoro, 83, Centro de Mogi).

Na ocasião, o médico cirurgião italiano, Dr. Alessandro Gennai, vai apresentar um equipamento inovador criado por ele para o procedimento de aplicação de células-tronco adiposas, a fim de regenerar tecidos, ossos e auxiliar no tratamento de diversas doenças. O médico, Dr. Mateus Rotta, explicou como surgiu a ideia do evento em Mogi e explicou como funciona esse novo método de retirada de células-tronco. “Tenho um grupo na Itália onde a gente trabalha em conjunto, trocando novidades. Em uma das vezes em que fui lá, falaram que estava surgindo um novo método de cirurgia regenerativa em que a gente usa células-tronco adultas tiradas da gordura abdominal, da gordura trocantérica ou do bumbum. No caso, tira só as células e, com isso, aplica. Fizemos cinco ou seis cirurgias juntos e trouxe para o Brasil. Utilizamos em poucos pacientes, porque é muito caro. Conversando lá, uma sócia falou que tem o Dr. Gennai, que criou um aparelho muito mais barato. Ele está aqui em Mogi para apresentar essa ideia. Vai ficar três dias aqui”, destacou.

Dr. Mateus Rotta salientou a importância do renomado especialista Dr. Alessandro Gennai, que tem consultório em Bologna, na Itália, e em Miami, nos Estados Unidos. O médico destacou o feito do Dr. Gennai com a descoberta. “A gordura antes era levada para um aparelho que triturava ela, tirava só essas células e utilizava. Ele estudou e descobriu que não precisava rodar esse aparelho, mas apenas fazer algumas triturações. Estudando, viu que conseguia fazer só com a passagem de uma seringa para a outra, através de um mecanismo muito simples. Criou um aparelho em que o risco de perfuração errada é praticamente zero. O estudo descobriu o local e a profundidade da gordura onde há mais células. Aumentou a quantidade de células mesenquimais em mil vezes”, ressaltou.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version