A empresa, ATT – Alto Tietê Transportes, vai ter prazo de 180 dias para implantar todas as mudanças no município. O novo contrato vai trazer uma série de benefícios aos usuários do transporte público municipal, mas o principal deles é a troca de 100% da frota por ônibus novos em até três anos.
A Alto Tietê Transportes (ATT) assumirá a concessão dos ônibus municipais de Ferraz de Vasconcelos. O novo contrato terá duração de 15 anos e será assinado no próximo dia 25 de agosto. O anúncio foi feito pela prefeita Priscila Gambale (PSD), que comemorou a abertura do novo processo de licitação depois de 45 anos de monopólio da Radial Transportes. O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Ferraz, o vereador licenciado Álvaro Costa Vieira (PODE), o Kaká, explicou sobre o novo contrato que não contará com subsídio. A empresa ATT vai ter prazo de 180 dias para implantar todas as mudanças no município. O novo contrato vai trazer uma série de benefícios aos usuários do transporte público municipal, mas o principal deles é a troca de 100% da frota por ônibus novos em até três anos. Além disso, os ferrazenses ganharão um aplicativo de celular para acompanhar os ônibus em tempo real.
O secretário explicou o porquê a empresa Radial Transportes está atuando há 45 anos na cidade de Ferraz de Vasconcelos. “De forma técnica sempre tinham aditamentos, nós temos um contrato de 6 ou 7 folhas de 1976 que foi prorrogado de 76 para 1986, de 86 para 1996, de 96 para 2006 e chegamos quase nos 30 anos. Em 2006 teve um aditamento de 14 anos que foi de 2006 até 2020 em 2020 e o Zé Biruta, antigo prefeito aditou 3 vezes de 3 em 3 meses e não fazia a licitação. O contrato não previa nenhuma data limite de aditamento, ele é muito antigo e quando você abre um precedente a possibilidade de haver uma prorrogação e as questões continuarem se arrastando são grandes”, explanou.
O secretário esclareceu as informações sobre o processo de licitação. “Qual que é o nosso papel enquanto gestor através da Prefeitura, departamento de licitação, Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana? É abrir a concorrência pública do transporte público, abrir a licitação. Quem participa e quem deixa de participar, uma sociedade que possa existir entre uma empresa ou outra a Prefeitura não tem a menor condição de estar antenada, ligada sobre esse assunto então assim se hoje a Radial é sócia da ATT, isso é um direito empresarial. Nosso papel é fazer a licitação, todas as empresas que quisessem participar, poderiam ter participado”, afirmou.
O secretário Kaká disse que se o objetivo da Prefeitura fosse de continuar com a mesma empresa que estava prestando serviços, era só a prefeita Priscila Gambale (PSD) fazer o mesmo trâmite que os ex-prefeitos da cidade. “Não seria mais simples a gente aditar, coloca um aditamento e resolver o problema? Nós fizemos a nossa parte, fazer a licitação. Agora temos um contrato que ou cumpre o que está no contrato, todas as obrigações presentes no contrato ou vai sofrer sanções, medidas que vai ter que deixar de prestar serviço na cidade”, destacou.
Segundo ele, no primeiro ano de concessão a empresa terá de implantar 25% da frota zero quilômetro, com seis anos de idade de média em toda a frota. No segundo ano, serão mais 25% da frota zero quilômetro e, ao fim do terceiro ano, a frota deve estar trocada integralmente. Os coletivos novos terão ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de celulares, wi-fi para os usuários e todos os ônibus devem ser acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.
Para saber mais sobre como aconteceu a licitação do transporte público de Ferraz, acompanhe a entrevista completa.