quinta-feira, maio 16

Vamos falar de Gamificação

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O QUE É GAMIFICAÇÃO?

Podemos entender que é a aplicação de princípios e elementos específicos de jogos em um ambiente de aprendizagem, com o propósito de influenciar no comportamento, aumentar a motivação e participação dos estudantes.

Os jogos são tradicionalmente vistos como uma forma de entretenimento, porém, atualmente eles também se tornaram uma tendência crescente em ambientes formais, como a indústria e a educação, pois podem ser utilizados como uma ferramenta poderosa para motivar comportamentos.

Este conceito começou a ser usado há pouco tempo – meados de 2008 – nos negócios para se referir à aplicação de elementos do jogo para atrair, estimular e persuadir os usuários a realizar determinada ação.

Embora a ideia de usar o pensamento e a mecânica do jogo para persuadir o público não seja totalmente nova, essa tendência foi potencializada com o uso de mídias digitais. Podemos então entender que a gamificação é um processo de pensamento do jogo e seus mecanismos para atrair usuários e fazê-los resolver problemas. No campo educacional, a gamificação refere-se ao uso de elementos do jogo para envolver os alunos, motivando-os para a ação e promover a aprendizagem e a resolução de problemas.

A gamificação na educação incorpora elementos de design de jogos para aproveitá-los no contexto educacional. Isso significa que não se trata de usar os jogos em si, mas de pegar alguns de seus princípios ou mecanismos, como pontos ou incentivos, narrativa, feedback imediato, reconhecimento, a liberdade de cometer erros, etc., para enriquecer a experiência de aprendizagem.

A gamificação funciona como estratégia didática motivacional no processo ensino-aprendizagem para provocar comportamentos específicos do aluno dentro de um ambiente que seja atraente para ele, e que gere um compromisso com a atividade da qual participam e que apoia a realização de experiências positivas para o alcance de uma aprendizagem significativa. Por meio de metas, objetivos, regras, recompensas, cooperação, progresso, entres outras características, forma-se uma narrativa para construir um percurso lúdico e estimulador.

Encontramos diversas ferramentas tecnológicas no mercado, para a execução de diversos projetos de gamificação para Educação, apenas devemos adequar a busca destas ferramentas às necessidades da formulação do jogo.

Por fim, é uma nova forma para ensinar, compor as práxis do processo educacional, onde gestores e docentes devem estar capacitados para tal.

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Especialista em Educomunicação e Diretor da Comunicatudo.com

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