quinta-feira, maio 16

Suzano prioriza regularização fundiária para garantir moradias

0

O município que cresceu como centro urbano de maneira desordenada tem como meta da administração municipal priorizar o processo de regularização para o desenvolvimento dos bairros com maior acesso à moradia

Em entrevista especial com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Suzano, Elvis Vieira, o Radar traz destaques sobre a nova legislação urbanística, programa de regularização fundiária e plano cicloviário, entre outros assuntos importantes para Suzano e a Região do Alto Tietê.

O Brasil tem um problema histórico de possibilitar o acesso e a garantia do direito real sobre o lote das famílias, oferecendo segurança jurídica, redução dos conflitos fundiários e a ampliação do acesso ao crédito, garantidos por lei. Em Suzano, as questões que tangem o crescimento urbano não são muito diferentes. Desde 2019, a cidade dispõe de mecanismos que ajudam a população na regularização fundiária. De 2020 agora, 157 famílias já conquistaram suas matrículas e direito ao lote que residem e ocupam, um número expressivo em comparação as administrações anteriores.

“O loteador particular, que fez a obra irregular, pode buscar regularizar o terreno e loteamento através da nossa legislação municipal”, explica o secretário, que faz um balanço sobre o estímulo à formalização de patrimônios imobiliários.

O arquiteto Elvis Vieira também ressaltou que o desenvolvimento do município está sendo trabalhado para garantir, junto ao crescimento populacional, oportunidades de emprego e otimização no setor dos negócios, já que as empresas instaladas na cidade, são responsáveis pela geração de renda e promoção de empregos.

Hoje, a Secretaria trabalha visando melhorias de curto, médio e longo prazos para que o Executivo não fique preso somente à legislação, mas revele melhorias na qualidade de vida dos suzanenses.

Acompanhe a entrevista para entender mais sobre as ações e planejamentos da Secretaria.

Share.
Exit mobile version