segunda-feira, maio 20

Secretário Geraldo Garippo destaca ações da Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano

0

“Espaço dos Conselhos” é responsável pela promoção de debates entre as frentes civis e conselhos municipais com encontros que tratam de direitos das pessoas com deficiência, criança e adolescente, entre outros assuntos de interesse popular e defesa dos mais vulneráveis

SOCIAL: O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Suzano, Geraldo Garippo, destacou as ações de assistência programadas para 2022. A Pasta, que inaugurou um “Espaço dos Conselhos”, é responsável pela promoção de debates entre as frentes civis e conselhos municipais com encontros que tratam de direitos das pessoas com deficiência, criança e adolescente, entre outros assuntos de interesse popular e defesa dos mais vulneráveis. “A gente mantém seis conselhos municipais: o Conselho Municipal da Assistência Social, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal do Idoso, além de dois conselhos que implantamos no ano passado: o Conselho da Segurança Alimentar e o Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Existe uma ‘Casa dos Conselhos’, a gente organiza esse espaço de debate, troca e aprendizado. Eles vão, debatem, questionam, pedem explicações e acompanham a aplicação dos recursos. Serve como uma ferramenta para acompanhar nossa execução”, explicou.

Segundo o secretário, os conselhos são importantes para acompanhar o controle social na cidade. Eles são compostos, geralmente com a metade de pessoas do Poder Público e outra metade pela sociedade civil. Há pessoas que não trabalham nas repartições públicas e compõem os conselhos para ver se a política está sendo bem executada na cidade. “Todos os conselhos são fiscalizadores, mas também propõem políticas. Se observam demanda, eles nos ajudam a pensar em uma saída para aquela demanda. São propositivos, ajudam a propor ações. Esses conselhos são órgãos de controle, diferentemente do Conselho Tutelar, que tem cinco pessoas e funciona 24 horas por dia para garantir o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselhos não são remunerados, já o Conselho Tutelar é”, enfatizou.

Geraldo Garippo destacou que os conselhos exercem o papel importante de cobrar a Prefeitura para aprimorar os serviços municipais. “É um direito deles, de terem acesso, e a gente garante com muita tranquilidade. Não podemos ter estranhamento. Temos que nos expor às críticas e sugestões, porque só nos aprimoram. Temos que ter essa coragem. Os desafios são grandes, mas isso nos ajuda”, ressaltou.

Quer saber mais sobre a pasta de Assistência Social de Suzano e a importância do ‘Espaço para Conselhos’? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version