quinta-feira, maio 2

PS Infantil do Hospital Mogi-Mater é referência em Urgência e Emergência no Alto Tietê

0

Pediatra e coordenadora do PS Infantil, Dra. Natália Reis, faz um balanço dos primeiros 15 dias de atendimento da nova ala e revela casos elevados de crianças contaminadas pela Influenza

SAÚDE: Em Mogi das Cruzes, Pronto Socorro (PS) Infantil 24 horas do Hospital e Maternidade Mogi-Mater se torna referência para o atendimentos de Urgência e Emergência Pediátrica no Alto Tietê. Recém inaugurado, o PS realiza atendimento no próprio prédio hospitalar, em consultório independente e com equipe especializada. Acompanhe a entrevista especial com a médica pediatra e coordenadora do PS Infantil do Hospital e Maternidade Mogi-Mater, Dra. Natália Reis, que fez um balanço dos 15 dias de funcionamento e explicou como estão os atendimentos.

Agora o Mogi-Mater, que já era referência para gestantes, ampliou a sua eficiência e se tornou referência para o atendimento de crianças. “Um hospital que tem maternidade, todo atendimento direcionado à gestante e que tem UTI neonatal, a parte do berçário e que já tinha uma UTI pediátrica para aquelas crianças que estão necessitadas de tratamento mais intensivo, só faltava um Pronto Socorro”, afirmou a pediatra ressaltando que “a população agora está conhecendo e sabendo dessa abertura e até agora tem sido positivo, estão gostando do nosso atendimento”.

A especialista explicou que as crianças de 0 até 12 anos são consideradas o público de atendimento do PS e esclareceu quando e em quais circunstâncias os pais e responsáveis devem procurar um Pronto Socorro Infantil. “Uma criança que está com febre, apresenta algum problema urinário, sintomas da síndrome gripal e casos de queda, acidente doméstico, intoxicação por ingestão de produtos químicos, produtos de limpeza”, enfatizou. Em tempos de pandemia da Covid-19 e surto do vírus da Influenza H3N2, ela afirmou: “temos recebido muitas crianças com os sintomas da gripe, são os casos mais frequentes, é preciso ter atenção”.

Nas condições descritas pela médica, os casos são configurados como urgência, e ela deu uma orientação sobre quando é importante procurar atendimento. “Os pais que consideram a necessidade de uma opinião médica, ou o pai que está com uma dúvida e não conseguiu contato com o pediatra que já acompanha a criança, mesmo que pense que a dúvida é bobagem. E eu digo como pediatra que nenhuma dúvida é irrelevante”. Em casos em que a criança apresenta febre, ela tranquiliza os pais que é uma manifestação comum e pede atenção aos “sinais”, que segundo a especialista, “não surgem nas primeiras 24h”. Neste caso, se outras manifestações surgirem, ou como diz a medica: “se a mãe perceber o filho apático, prostrado, sem apetite, e identificar a necessidade deve levar imediatamente”.

A coordenadora do PS do Mogi-Mater também reforçou que o Hospital mantém um ambulatório com especialistas em Pediatria de todas as áreas, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ortopedia entre outros. Desta forma, a MaterClin tem foco em “consulta de rotina, acompanhamento da criança, uma equipe de Cirurgiões Pediátricos, como a gente diz, a Pediatria é um mundo à parte na Saúde”, explicou.

Além da infraestrutura de alta qualidade, um ponto destacado pela médica é com relação ao atendimento humanizado, um olhar atento e cuidadoso para respeitar a fragilidade dos pacientes. Sobre a promoção do acolhimento, a medica garantiu que “a gente pretende continuar dessa forma, com esse atendimento cuidadoso com o público infantil”.

A depender da necessidade, toda estrutura da rede Mogi-Mater atende a inúmeros convênios médicos e possibilita consultas particulares para quem não possui convênios de saúde, cujos valores são acessíveis e os atendimentos são imediatos. O PS Infatil que fica dentro do Prédio do Hospital e Maternidade tendo um acesso facilitado e exclusivo, fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 83, Centro de Mogi das Cruzes. E a MaterClin, está localizada na Rua Dr. Corrêa, 318. Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version