sexta-feira, maio 17

Neuropsicóloga explica processo para tirar registro de porte de armas

0

Simone Quirino é neuropsicóloga credenciada pela Polícia Federal para fazer avaliação psicológica para Manuseio de Arma de Fogo

SAÚDE MENTAL: Brasil define em 2022 a primeira resolução que detalha avaliação psicológica para porte de arma. Para o interessado em portar arma de fogo, a avaliação a ser feita leva em conta aspectos cognitivos, como capacidade de atenção adequados, nível intelectual e traços de personalidade associados a agressividade, ansiedade e indicadores de transtornos. 

Para trazer o destaque, a neuropsicóloga credenciada pela Polícia Federal para fazer avaliação psicológica para Manuseio de Arma de Fogo, Simone Quirino, explicou na prática, quais os critérios para autorização e registro de porte. “Primeiro tem que ter 25 anos para ter arma. Hoje a gente trabalha com clubes de tiros, então tem que manusear as armas. Você fica sócio de um clube de tiro, faz as aulas, e pratica os tiros com instrutor. Porém, antes de tudo isso, você faz uma avaliação psicológica para saber se está apto a manusear essa arma”, ressaltou explicando as etapas da avaliação psicológica. “Essa avaliação consiste em atenção, memória, inteligência e personalidade. Então você entra no site da Polícia Federal e procura um profissional credenciado pela Polícia Federal. Assim, você marca a avaliação psicológica que consiste em duas partes: a primeira é a avaliação de testes e, depois, a entrevista semiestruturada, que já vem da Polícia e você faz com seu avaliando”, comentou.

Essenciais para a aprovação da pessoa que vai ter arma, os testes psicológicos são uma bateria de exames que visam avaliar se há condições mentais para tal. A neuropsicóloga explicou algumas etapas que fazem parte deste teste. “Você vai realizar um teste de atenção em duas etapas: concentrada e difusa. Depois tem um de memória. Aí passa por um de inteligência e funções executivas. Vai ser feito outro teste de personalidade com um projetivo e um expressivo. Acabando a bateria, (a Polícia) faz a entrevista com a pessoa (e reúne os resultados)”, explicou.

A Simone Quirino – Consultoria em Recursos Humanos fica localizada na R. Felício de Camargo, 493, sala 11, no Centro de Suzano. Para entrar em contato mande mensagem para o número: (11) 97086-4050. Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completo.

Share.
Exit mobile version