domingo, maio 19

Mogi ganha certificado internacional ‘What Work Cities’

0

Em entrevista para o Radar Noticioso o secretário de Dados Abertos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Severino Neto, explicou que Mogi é uma das duas do país a representar o Brasil em nível mundial sobre o uso de dados na gestão pública

TRANSPARÊNCIA: Mogi das Cruzes é a única cidade do Estado de São Paulo e uma das duas do país a representar o Brasil em nível mundial sobre o uso de dados na gestão pública. Nesta semana foi anunciada a certificação What Works Cities – um rigoroso padrão de excelência para governos locais bem gerenciados e orientados por incorporar dados à gestão a fim de oferecer melhores resultados aos seus cidadãos. Para explicar o que é a certificação e o que ela representa para o município, o Radar Noticioso contou com a participação especial do secretário de Transparência e Dados Abertos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Severino Netto. O chefe da Pasta explicou outras iniciativas de práticas inovadoras de dados, como os programas Participa Mogi, Quitanda Social e Detetives do Nosso Bairro.

“Essa é uma certificação de excelência em gestão baseada em dados e evidências para tomada de decisões l, para formatar políticas públicas, para melhorar a vida dos cidadãos e residentes. A gente passou por um processo de fornecer evidências do nosso trabalho pra essa organiza internacional que é composta de um comitê de pessoas dos Estados Unidos que já trabalharam em governos, na prefeitura de Nova Iorque, no governo dos Estados Unidos e é feito esse comitê para avaliar essas cidades. Em torno de 245 cidades passaram por essa avaliação na América do Norte, América Central e América do Sul. Na América Latina foram escolhidas apenas 5 cidades para receber essa certificação em 2023”, destacou. 

“A certificação internacional What Works Cities foi anunciada diretamente de Nova York, no portal da Bloomberg Philanthropies. “O programa reconhece cidades pelo uso de dados para embasar decisões políticas, alocar financiamento, melhorar serviços, avaliar a eficácia do programa e promover a participação dos munícipes. Com essa gestão de dados nós conseguimos também aprimorar atendimentos em saúde pública”, afirmou. 

“Os mogianos podem se alegrar por ter uma certificação como essa e existe um perfil de Mogi nesse site poder mostrar para o mundo o que Mogi fez para alcançar essa certificação. Está lá no site o Programa Participa Mogi, a capacidade de geração de empregos que após a geração de empregos, o prefeito Caio Cunha deu as diretrizes para que fossem criadas formas de fomentar o desenvolvimento econômico das empresas e para gerar novos empregos. Isso acaba acarretando o aumento de receita para o município. Isso tudo analisando dados”, frisou. 

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version