sexta-feira, maio 17

Médica nefrologista destaca importância dos cuidados com os rins

0

Dra. Thalita Alvarenga explicou quando é importante procurar um especialista e quais as maneiras de prevenir as doenças renais

SAÚDE: O bom funcionamento do rim é tão importante quanto o coração para a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população mundial tem insuficiência renal, doença responsável pela morte de milhares de pessoas todos os anos. Até o ano passado, calcula-se que 140 mil pessoas estavam em processo de diálise no país devido à doença crônica renal, uma enfermidade silenciosa que, em estágios avançados, pode provocar a perda progressiva e até irreversível das funções dos rins. Para combater os casos, a Nefrologia é a especialidade médica que trata dos problemas que afetam os rins e para destacar os tratamentos e a prevenção, o Radar Noticioso recebeu a médica nefrologista do Hospital do Rim de São Paulo (HRIM) e do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, Dra. Thalita Alvarenga. 

A médica explicou quando é importante procurar um especialista e quais as maneiras de prevenir as doenças renais. Ela também ressaltou as doenças renais e os perigos que trazem para o corpo. “Os rins são fundamentais para o corpo. Fazem parte de um sistema que envolve todos os outros sistemas do corpo e precisamos ficar de olho neles. A doença renal é silenciosa, não traz sintomas. No início de pode ter alguns sintomas, mas muito inespecíficos. Podem até se confundir com outras doenças, como por exemplo, a hipertensão que pode ser causada pela doença renal crônica e pode também causar a doença renal. É importante investigar doença renal quando a pessoa tem hipertensão, diabetes ou doença renal na família porque se não for atrás e esperar os sintomas, já vai ser muito tarde. Por isso que temos muitos casos de hemodiálise em estágio avançado. É necessário fazer exames de rotina”, aconselhou.

Com as restrições nas unidades de saúde por conta da pandemia, muitas pessoas deixaram os exames de rotina de lado. Ela destacou a necessidade das pessoas procurarem o atendimento e realizar os exames para prevenir doenças renais. “As pessoas passaram esses dois anos sem acompanhamento médico, então as que já têm doenças ficaram sem passar por exame de rotina, e isso é preocupante”, afirmou.

A ingestão regular de água previne diversos problemas nos rins. Segundo a Dra. Thalita Alvarenga, 2,5 litros de água para um adulto são suficientes para evitar doenças que podem complicar a saúde das pessoas. “Falo bastante sobre a importância da água, porque a ingestão adequada de água que é em torno de 2,5 litros para um adulto previne cálculos renais, infecções urinárias, além de manter um fluxo adequado no funcionamento dos rins. É legal colocar em uma garrafa dosada para saber quanto de água ingeriu. Uma dica boa para quem não gosta muito de beber água é beber água com gás ou colocar um limão cortado, laranja cortada ou algo do tipo para fazer água saborizada que acaba ajudando bastante”, destacou.

Quer saber mais dos cuidados com os rins? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version