sábado, abril 27

Leandro Bassini faz uma análise da volta às aulas na região do Alto Tietê

0

Mogi das Cruzes teve problemas com falta de professores, Poá com falta de merenda escolar e Ferraz de Vasconcelos suspendeu as aulas por tempo indeterminado devido à suspensão do Programa Bolsa Ferraz

 EDUCAÇÃO: Dos 10 municípios do Alto Tietê, 8 retomam hoje as aulas da rede municipal. Apenas Ferraz de Vasconcelos não terá aulas presenciais nas escolas municipais. A partir de hoje todo o sistema de Educação Pública na região opera com total capacidade as redes municipais e estaduais após 2 anos de atividades on-line e híbridas. A primeira cidade a dar início às atividades nas escolas municipais foi Poá, que começou a trabalhar em 1° de fevereiro, mas que sem completar 1 semana de aulas, anunciou redução de carga horária para as turmas do Pré e Fundamental por falta de merenda escolar. Para comentar o assunto, acompanhe a entrevista especial com o secretário de Educação de Suzano e coordenador da Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Leandro Bassini. Ele fez uma análise dos preparativos e protocolos para as escolas receberem os mais de 307 mil alunos da Região.

Mogi das Cruzes retornou as aulas na última sexta-feira (05/02) e faltaram professores nas salas de aula, eles tiveram que fazer uma readequação para atender todos os alunos. “Até o dia 31 de dezembro de 2021 tinha uma lei que não podia contratar. Esse é um problema muito sério, durante esses dois anos perdemos muitas pessoas no sentido de exoneração, pessoas saindo, muitas pessoas com problemas de saúde não só da Covid-19 em si, mas as suas consequências. Teve esse impedimento de concursos e de contratação durante esse período, agora a partir de janeiro de 2022 que as Prefeituras passam a ter mecanismos para contratação. Só que a gente precisa lembrar que toda a contratação por Prefeituras invariavelmente passa por concurso público. Essa é a grande dificuldade, como repor de maneira rápida sem ferir todas as outras leis que impedem o poder público de fazer uma contratação emergencial desse volume e desse tipo e ter disponível os professores e demais profissionais da Educação à disposição? Esse é um grande desafio”, avaliou.

Segundo o secretário de Educação, a Prefeitura de Suzano não teve problemas relativos à volta às aulas na cidade. “A gente fez um grande investimento de R$ 80 milhões na Educação no conjunto do retorno às aulas. Isso foi bastante positivo, o que a gente vai ter em Suzano são materiais novos em função dessa necessidade de recuperação da aprendizagem e que vai desde a distribuição de Chromebook para os professores para que eles preparem as aulas, material impresso do Sesi, a reestruturação das escolas, construção de novas escolas estaduais em Suzano. A gente fez um grande esforço para que esse retorno seja o melhor possível pensando na recuperação da aprendizagem e pensando em não deixar nenhuma criança para trás. As aulas começam hoje em Suzano, chegando lá vou ver se vai precisar de algum ajuste”, ressaltou.

Leandro Bassini comentou que Suzano está fazendo um mapeamento para saber o que as crianças conseguiram aprender e o que não conseguiram durante a pandemia. O secretário destacou a importância da vacinação na volta às aulas e explicou que vão ter conversas com os pais e responsáveis das crianças que não tiverem vacinado seus filhos. “Eu falei para os professores assim ‘a primeira coisa que a gente vai fazer quando retornarmos com as famílias e com as crianças é falar sobre vacinação infantil’, é importantíssimo e fundamental que as pessoas tenham consciência do significado da vacinação infantil”, explicou.

O secretário comentou sobre a volta às aulas presenciais da cidade de Ferraz de Vasconcelos que foi adiada e continuará em formato remoto também de Poá que teve o retorno na última terça-feira (01/02), mas que sem completar uma semana de aulas, anunciou redução de carga horária para as turmas do Pré e do Fundamental por falta de merenda escolar. Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version