domingo, maio 12

Especialista explica o que é a gordura no fígado

0

O cirurgião geral e membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dr. Thiago Pires, explicou o que é a doença desde seus sintomas até o tratamento

SAÚDE: Chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição médica em que o fígado se torna um depósito de gordura, causando uma série de problemas na saúde. Os resultados podem variar entre complicações, como a cirrose e o câncer de fígado. As causas do acúmulo podem estar relacionadas ao uso excessivo de álcool ou ao estilo de vida não-saudável.

No Radar Noticioso, o cirurgião geral e membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dr. Thiago Pires, explicou sobre a doença, desde seus sintomas, ao diagnóstico e tratamento. “A gente pode dividir a gordura no fígado em duas partes, a esteatose alcoólica e a esteatose não-alcoólica. A esteatose alcoólica como o próprio nome já diz é causada pelo álcool, os alcoólatras tendem a evoluir para uma esteatose alcoólica. A não-alcoólica é uma doença que tem acometido cada vez mais pessoas e tem algumas origens, pode ser do sedentarismo, diabetes, colesterol alto, a obesidade que são fatores que se potencializaram muito principalmente na pandemia. Na pandemia as pessoas ficaram em casa, comeram pior, pararam de fazer atividade física e isso foi aumentando essa incidência dessa patologia na população mundial”, enfatizou.

O especialista explicou como é feito o diagnóstico da esteatose. “Esse diagnóstico normalmente vai ser feito por algum exame de imagem, seja um ultrassom, uma tomografia, uma ressonância, mas é mais comum é pelo ultrassom. No estágio inicial não tem muitos sintomas ou não tem sintoma nenhum. Então a pessoa vai fazer um exame de rotina e nesse exame o ultrassonografista verifica essa diferença de densidade durante o exame que é sugestivo de uma gordura no fígado”, destacou.

Segundo o Dr. Thiago Pires, muitas vezes as pessoas subestimam a gordura no fígado. “Ficam naquela ah é só uma gordura leve, vou continuar a fazer o que eu faço e isso também pode ajudar a progredir a doença. Tem a leve, a moderada e a intensa. Não necessariamente vai evoluir rapidamente porque vai depender muito dos fatores. O fígado em si é um órgão muito legal, o fígado é considerado o segundo maior órgão do corpo perdendo apenas para a pele. O fígado tem basicamente mais de quinhentas funções, ele é importantíssimo”, ressaltou.

O Dr. Thiago Pires atende na Clínica Santorius que fica localizada no  Helbor Patteo Mogilar Sky Mall & Offices na Avenida Pref. Carlos Ferreira Lopes, nº 703, sala 1013, na Vila Mogilar em Mogi das Cruzes. Para marcar uma consulta ligue no número: (11) 2500-0652.

Quer saber mais sobre gordura no fígado? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version