sexta-feira, maio 17

Eleitores têm até 4 de maio para tirar, regularizar e transferir título de eleitor

0

Segundo o chefe de Cartório da Zona Eleitoral 74º de Mogi das Cruzes, Marcos Reis, procedimentos podem ser realizados diretamente pela internet no portal do Tribunal Superior Eleitoral

POLÍTICA: Até o dia 4 de maio jovens podem retirar o seu primeiro título de eleitor ao se inscrever pelo sistema TítuloNet. A 6 meses do momento decisivo de ir às urnas, o Brasil acompanha aumento no número de jovens que procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor, resultado da campanha da Semana do Jovem Eleitor de 2022. Outro assunto em destaque é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que espera receber 100 mil denúncias de notícias falsas durante as eleições. Acompanhe a entrevista especial do chefe de Cartório da Zona Eleitoral 74° de Mogi das Cruzes, Marcos Reis, que fez um balanço dos desafios em combater as fake news e como está a procura para a retirada do 1° título. Ele também deu orientações para quem pretende transferir o domicílio eleitoral e esclarece as dúvidas de ouvintes e internautas.

O prazo para emissão, transferência ou regularização do título de eleitor é até o dia 4 de maio. Essa também é a data final para que pessoas transexuais ou travestis solicitem o uso do nome social no documento. Após essa data, terminam as alterações no cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022. As operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net, acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral. 

Marcos Reis explicou que as mudanças podem ser feitas pelo site www.tse.jus.br na aba ‘Autoatendimento do Eleitor’. “O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor, por meio da opção “Tire seu título”. Quem tem a partir de 15 anos de idade e que vai completar 16 anos até dia 2 de outubro, pode pedir a emissão do título pelo site. Para comprovar a sua identidade, serão solicitados uma selfie segurando o RG ou a CNH com as imagens de frente e verso do mesmo documento e um comprovante de residência”, ressaltou.

Segundo o chefe de Cartório da Zona Eleitoral 74° de Mogi, a alteração do domicílio eleitoral também pode ser feita pelo Autoatendimento do Eleitor. Para pedir a transferência, é preciso residir na cidade há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores. Para isso, basta acessar a página Atendimento ao Eleitor e clicar em “Atualize seu endereço”. Você será redirecionado para a página “Atendimento à distância pelo Título Net” para dar andamento à sua solicitação. “Só tem que prestar atenção na hora de preencher com os documentos, se tiver algum dado errado tentamos entrar em contato com a pessoa. O problema é que muitos não colocam um número de telefone válido”, destacou.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version