sexta-feira, maio 17

EDUCAÇÃO: Estudantes adiam ingressão no Ensino Superior

0

Professor e doutor em Comunicação, Ariovaldo Folino Junior, traz destaques para asa novas tendências na Educacão do país e a transformação do cenário para as instituições do Ensino Superior

Ritmo de vacinação faz com que 43% das pessoas planejem começar a graduação em 2022, segundo aponta uma pesquisa sobre Educação. A situação econômica e o medo da contaminação são apontados como motivos para o adiamento de voltar às salas de aula. Enquanto em março, o percentual era de 28%, ontem a Pesquisa Educa Insights divulgou que 43% dos entrevistados pretendem se matricular no Ensino Superior em 2022. Quem traz o destaque é o professor e doutor em Comunicação, Ariovaldo Folino Junior, que comenta sobre os futuros universitários que adiam os planos de começar a graduação.

Atualmente muitos jovens já concluíram o ensino médio e estão aptos para seguir com os estudos, mas ainda estão amadurecendo a ideia para esperar o fim da pandemia. “Os dados são positivos, esperamos que se concretize, não fiquem apenas na intenção, mas se não se concretizar o cenário vai continuar muito complicado”, aponta. O professor Ariovaldo afirma que o Ensino Superior não é apenas sinônimo de ingressão no mercado de trabalho, mas formação intelectual. “A vida toda a gente se acostuma a estudar para alguém, na primeira infância para os nossos pais, depois para os nossos professores, depois para os empregadores. As pessoas precisam aprender a buscar a Educação pelo poder do conhecimento, só assim vamos melhorar o país”, critica.

O especialista reforça que o retorno às aulas só ocorrerá com amplo esforço escolar e dos profissionais da Educação para tornar o modelo de aulas mais atraente para os alunos. Por enquanto, a evasão aumenta, especialmente para aquele jovem do ensino médio. Esse e outros assuntos estão nos programas do canal do YouTube “Comunicatudo Educa”.

O doutor em Comunicação também alerta que o MEC publicou as editais com datas do Sisu, Prouni e Fies do 2º semestre e os candidatos poderão usar notas do último Enem. “Você que já concluiu o ensino médio, fique atento, especialmente neste momento de economia complicada, talvez o Prouni, as atividades do Fies, sejam um caminho possível para você entrar ou voltar ao Ensino Superior. Fique atento com as datas”, completa.

Prouni: de 13 a 16 de julho. Fies: de 27 a 30 de julho e Sisu: de 3 a 6 de agosto. Acompanhe a entrevista completa

Share.
Exit mobile version