domingo, maio 19

Dr. Ruy Machado Jr. quebra mitos da endometriose

0

Além de quebrar os mitos da endometriose, o médico ginecologista e coordenador do Serviço de Cirurgia Laparoscópica e Histeroscópica do Hospital e Maternidade Mogi-Mater, Dr. Ruy Machado Jr., respondeu as principais dúvidas dos ouvintes e internautas.

MARÇO AMARELO: No Brasil, cerca de 6,5 milhões de mulheres são diagnosticadas com endometriose, no mundo, os casos chegam a 200 milhões. O mês também marca a campanha do Março Amarelo, uma ação para conscientização da endometriose com a missão de aumentar o conhecimento sobre uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Suas manifestações mais frequentes são: dores abdominais, cólicas menstruais, TPM intensa, infertilidade, entre outros problemas de saúde. Para destacar os cuidados com a saúde íntima feminina, o Radar Noticioso recebeu o médico ginecologista e coordenador do Serviço de Cirurgia Laparoscópica e Histeroscópica do Hospital e Maternidade Mogi-Mater, Dr. Ruy Machado Jr. Além dos alertas, ele respondeu as principais dúvidas de ouvintes e internautas.

O médico alertou que podem existir cerca de 85 mil mulheres com endometriose no Alto Tietê. “Eu fiz uma estimativa do número de mulheres aqui do Alto Tietê que podem ter endometriose segundo as estatísticas mundiais. Temos cerca de 85 mil mulheres no Alto Tietê e quase 30 mil mulheres só em Mogi das Cruzes. Esse é um problema de saúde pública, é uma questão de saúde pública. “, alertou.

Segundo o médico ginecologista, a endometriose é a única doença que não é um câncer, mas se comporta como um. “A endometriose não se comporta como uma doença benigna. Ela não é um câncer, mas se comporta como um câncer. Ela nasce em um local, ela pode se espalhar e tem um caráter destrutivo”, explicou.

Dr. Ruy Machado Jr. comentou que a endometriose tem uma cura momentânea. “A endometriose não tem cura, a cura dela é momentânea e só a cirurgia traz isso. Na cirurgia a gente tira a lesão e não o órgão. Infelizmente a endometriose vai voltar depois, isso é uma certeza”, destacou.

O médico também revelou se é mito que a endometriose vem da menstruação e se gravidez trata a endometriose.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version