segunda-feira, maio 20

Dr. Paulo Saraiva: mortalidade por Covid-19 é maior entre cardiopatas

0

Segundo o médico cardiologista Dr. Paulo Saraiva, mesmo que a Covid-19 ataque mais os pulmões dos pacientes em casos graves, essa não é a causa da maior parte das mortes.

No início, todas as pessoas achavam que a Covid-19 se tratava de uma doença respiratória, mas hoje percebe-se que se trata de uma doença sistêmica capaz de afetar bastante o coração. Mesmo que o coronavírus ataque mais os pulmões dos pacientes em casos graves, essa não é a causa da maior parte das mortes. Na verdade, a mortalidade por Covid-19 é maior entre os cardiopatas. O médico cardiologista e membro da Sociedade Paulista de Cardiologia, Dr. Paulo Saraiva, explicou como o vírus atua no organismo.

Desde o começo da pandemia os cuidados eram redobrados com os pacientes que eram hipertensos. Dr. Paulo Saraiva explicou que as pessoas pensavam que os medicamentos para hipertensão poderiam atrapalhar no tratamento da doença. “Com o passar dos meses as pessoas foram vendo que na realidade não era a hipertensão que atrapalhava a doença ou as medicações, mas o próprio paciente cardiopata que já tem uma hipertensão, alguma doença cardíaca”, explicou.

O médico cardiologista comentou que, mesmo que a Covid-19 ataque mais os pulmões dos pacientes em casos graves, essa não é a causa da maior parte das mortes.

Segundo ele, os maiores cuidados que os cardiopatas devem tomar agora é tomar a vacina e claro, fazer de tudo para não pegar a doença. “Por isso a mortalidade por Covid-19 é maior entre os cardiopatas. A Covid-19 é uma doença complicada, a gente não pode pegar porque não sabe o andamento da doença, como o organismo vai responder à infecção por Covid. O importante que a gente fala é evitar a exposição em lugares com aglomeração, de preferência usar máscaras mais específicas como a PFF2 – N95 e o uso regular de álcool em gel”, afirmou.

Quer saber mais sobre os riscos que a Covid-19 pode trazer para o coração? Acompanhe a entrevista completa e acesse o site do Dr. Paulo Saraiva: drpaulosaraiva.com.br.

Share.
Exit mobile version