terça-feira, maio 21

Dr. George Teixeira: “Nem todo mundo que tem crise epilética é epilético”

0

O médico neurologista infantil e professor de Neurologia, Dr. George Teixeira, explicou sobre a epilepsia, síndrome que acomete 2% da população brasileira e pode ter diversas causas.

O “Dia Roxo”, Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia foi estabelecido no dia 26 de março. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e em torno de 2% da população brasileira. A epilepsia causa uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. Para explicar como a síndrome age no cérebro e quais são as formas de tratamento, o Radar Noticioso recebeu o médico neurologista infantil e professor de Neurologia, Dr. George Teixeira.

O especialista destacou algo que ainda causa dúvidas entre a população: se epilepsia é ou não uma doença. “A epilepsia não é uma doença, visto que só chamamos de doença os problemas de saúde que vão levar à morte, então a epilepsia é um transtorno, que tem várias causas, e a epilepsia é um sintoma que pode ter várias causas. Existem motivos genéticos, mas pode ser um problema de má formação do cérebro ou após o paciente ter tido um derrame por exemplo”, explicou.

O Dr. George Teixeira também revelou em quais casos o paciente é considerado epilético e explicou que isso não é determinado somente por uma crise. “Nem todo mundo que tem crise epilética é epilético, então você deve ter critérios para dizer se um paciente é epilético, por exemplo crises repetidas ao longo do tempo e de forma espontânea, do nada”, comentou.

Clínica Dr. George Teixeira

Endereço: R. Profa. Leonor de Oliveira Melo, 158 – Jardim Santista, Mogi das Cruzes

Telefone: (11) 93948-5415

Instagram: @clinicageorgeteixeira

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version