terça-feira, maio 21

Dia do Professor: Paciência, resiliência e metodologias ativas

0

Além de ressaltar a importância da valorização dos profissionais de Educação, a especialista Rosania Morales Morroni destacou os atuais desafios dos professores

ESPECIAL: O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. Oficializada nacionalmente como feriado escolar em decreto federal de outubro de 1963, a data foi criada para homenagear os profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar a data. Em meio à pandemia, também em São Paulo, o investimento em Educação pelo Governo do Estado caiu 6,4%. Para analisar os desafios das salas de aula, o Radar Noticioso recebeu a consultora em Educação, Rosania Morales Morroni, que fez uma análise das principais dificuldades dos professores na atualidade.

“Os desafios são enormes né? A gente tem que olhar que novo mundo é esse e que contemporaneidade é essa que exige tanto dos professores. Nós temos que analisar os nascidos da Geração Z, ou Alfa, os nascidos de 2010 para cá. Eles são ultra conectados na internet. O Brasil é o país que tem mais crianças conectadas no mundo, quais são as implicações disso? Primeiro que o avanço é de mais de 161% no tempo de tela do que ao ar livre. O que isso provoca? Crianças ansiosas, que elas já são que é o perfil dessa geração. Elas são birrentas, tem uma dificuldade de relacionamento com as hierarquias. Essas são as implicações iniciais do professor”, analisou.

Segundo a consultora em Educação, os professores precisam fazer mais aulas inovadoras para manter o interesse dos alunos. “Não dá para ter mais essa formatação de carteira atrás de carteira, então por que alguns professores conseguem manter o interesse e outros não? Precisamos de aulas diferenciadas, usando a gamificação ao nosso favor. Você está preparando essas crianças e jovens para a vida. A meninada toda tem celular e muitas escolas já tem sua sala de informática, os professores precisam usar isso para gerar mais interesse nos alunos. Até wi-fi as escolas tem hoje em dia. Os professores precisam hoje de muita paciência, resiliência e metodologias ativas. Mudar a forma de abordagem e fazer a gamificação das disciplinas. A aula vai ficar muito mais interessante e o aluno vai participar muito mais”, destacou.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version