sexta-feira, maio 17

Dia do Coração: Especialista alerta para a prevenção de doenças

0

Dr. Paulo Saraiva também comentou sobre um recente estudo que aponta que duas xícaras de café por dia ajudam a evitar doenças cardíacas

SAÚDE: Hoje é comemorado o Dia Mundial do Coração, data criada em 2000, pela Federação Mundial do Coração. Em alusão ao 29 de setembro, no Brasil, todos os anos a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) traz campanhas que visam conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio. De acordo com a SBC, 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença cardíaca e cerca de 400 mil morrem anualmente em decorrência dessas enfermidades. Hoje, para falar de prevenção, o Radar Noticioso recebeu o médico cardiologista e membro da Sociedade Paulista de Cardiologia, Dr. Paulo Saraiva. 

A apenas dois dias do Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, ele comentou sobre um recente estudo que aponta que duas xícaras de café por dia ajudam a evitar doenças cardíacas. “Esse estudo já vem reverberando faz tempo e o benefício e o malefício andam sempre juntos. O consumo de café é muito alto. Em grande quantidade, a cafeína acelera o coração e o café passa de benefício para malefício”, enfatizou.

Dr. Paulo Saraiva comentou sobre as doenças cardiológica que são as que mais têm prevalência na população. Ele se mostrou preocupado com o fato de muitas pessoas serem assintomáticas com esses problemas e deixarem passar. 
“Se a pessoa estava com gripe, por exemplo, ela passou no pronto socorro e descobriu que estava com pressão alta e o pior: não toma cuidado. Muitas pessoas deixaram de fazer exames preventivos na pandemia e vêm tendo problemas no coração. Isso pode também ser complicação pós-covid. Temos situações de pessoas com covid e que tiveram problemas no coração por isso e quem já tinha problemas e deixou de procurar os médicos”, avaliou.

O especialista explicou como evitar problemas no coração. Basta cortar alguns maus costumes do dia a dia.
“Uma boa alimentação, atividade física, qualidade do sono e usar regularmente suas medicações. Não tomar esses cuidados faz com que hipertensão e as doenças cardiológicas como infarto ou colesterol alto tragam problemas a curto e longo prazos”, alertou.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version