segunda-feira, maio 13

Brinquedista destaca importância de brincar ‘em todas as idades’

0

Maria de Lourdes Pezzuol explicou as ações da Ecobrinquedoteca de Mogi das Cruzes e quem pode contribuir com a iniciativa

ESPECIAL: Brincar pode parecer algo trivial, mas, além de ser fonte de entretenimento, é fundamental para o desenvolvimento da criança. É brincando que meninas e meninos começam a expressar a personalidade e as emoções. Ao estimular a brincadeira, e participando dela, os adultos também se beneficiam. É brincando que a criança aprende a se comunicar, desenvolve a imaginação e diversos tipos de habilidades, inclusive motoras. Com objetivos como incentivar o voluntariado, fortalecer o fazer pedagógico e conseguir melhorias para o meio ambiente, a mestre em Educação, especialista em Autismo, gestora voluntária da Ecobrinquedoteca de Mogi das Cruzes e brinquedista pela ABBri, Maria de Lourdes Pezzuol, explicou as ações da Ecobrinquedoteca e quem pode contribuir com a iniciativa.

Ela explicou o que é o brincar e a importância desta ação tão importante não só para crianças, mas também para adultos. “O brincar é se divertir, ter alegria constante. A pessoa vai crescendo, se tornando jovem, adulto, e não faz mais questão de brincar. Eu, quando ministrei aula de educação física por 27 anos, tinha uma sacola com bola, corda, pé de lata e era para todos os ciclos. O brincar é tudo, e não só para se divertir, mas pela aprendizagem, para formar o cognitivo. É uma formação muito ampla”, destacou.

A especialista comentou sobre a falta de brinquedotecas na região e disse acreditar que isso seja cultural. “São muito poucas ainda. Eu tenho uma amiga, gestora da Ecobrinquedoteca, e ela levou um susto quando veio de Campinas para cá. Questionou ‘como não tem brinquedoteca aqui?’. Deveria ser instituído. Eu acredito que seja uma cultura. De valorizar e ter esse conhecimento. Hoje (é mais difícil ter brinquedoteca) com a tecnologia a todo vapor, avançando a todo instante. Mas eu tenho um corpo, e ele precisa ser trabalhado”, enfatizou.

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.

Share.
Exit mobile version