sábado, maio 18

25 de Setembro: Dia Nacional do Rádio

0

O Dia Nacional da Rádio, comemorado hoje, homenageia o nascimento de Roquete Pinto. Considerado o pai da rádio brasileira por fundar a primeira rádio no País, o carioca enxergou no rádio uma ferramenta para melhorar a educação.

Formado em medicina, Roquete convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos necessários para fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1922 e, em 7 de setembro do mesmo ano, foi ao ar a primeira transmissão de rádio em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

A estação foi instalada no rio de janeiro para a veiculação de músicas e discurso do presidente Epitácio Pessoa, transmitida para 80 receptores espalhados pela então capital do país.

Em 1924, foram fundadas as emissoras Rádio Clube do Brasil e Educadora Paulista, seguidas de outras instalações na Bahia, Pará e Pernambuco. Até o final dos anos 1920, o rádio era um meio de comunicação experimental até que, em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que autorizava as emissoras a terem 10% de sua programação dedicada à publicidade. A mudança expandiu o sistema de radiodifusão no país, dando início a era do rádio comercial.

O Brasil passava por um crescimento da economia nacional e era visto como um mercado promissor pelos estrangeiros. As indústrias elétrica e fonográfica auxiliaram a expansão radiofônica, marcando o período como a era do rádio.

Neste período, inclusive, o país assistiu ao surgimento de grandes ídolos do rádio, como Dolores Duran, Dircinha Batista, Elizeth Cardoso e linda batista, quatro das principais cantoras e compositoras de MPB entre as décadas de 1930 e 1960, consideradas as “rainhas do rádio”, além de Cauby Peixoto, Mário Lago e outros.

Share.
Exit mobile version