Cada voz é única. Não existe nenhuma voz igual a outra. Ela é nossa identidade e é o veículo que carrega a emoção do que falamos. A voz é um dos elementos mais importantes para a comunicação. Ela nos representa desde o momento que nascemos e nos acompanha durante toda a vida, para que possamos expressar nossos pensamentos e sentimentos.


Você já parou para pensar que um dia sua voz pode transmitir felicidade, em outro tristeza e em outro ternura?


A voz pode te ajudar a passar credibilidade, autoridade, mas pode acalmar, perdoar. Tem alguns momentos que só a voz comunica, por exemplo quando falamos ao telefone com alguém. Mesmo sem olhar para a pessoa, somos capazes de identificar se a pessoa está feliz, triste ou até, se está com pressa.


Muitas pessoas me perguntam se a voz que a gente ouve em uma gravação é a nossa voz de verdade. E a resposta é: SIM!!!!

A voz que ouvimos quando gravamos um áudio de WhatsApp, por exemplo, é a voz que mais se parece com a voz que as pessoas estão ouvindo. Ou seja, devemos nos acostumar com essa ideia.


Quando nos ouvimos, parece que a voz é diferente. Isso acontece porque a acústica do nosso crânio reduz as frequências de vibração das pregas vocais e a voz fica mais grave. Nós temos duas pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, que são músculos localizados na região da laringe e são responsáveis pela produção da voz. A laringe fica no pescoço e as pregas vocais vibram para produzir o som conforme o ar passa por elas.

Mas, voltando ao gostar ou não da voz: se sua voz realmente não te agrada, se você acredita que ela não te representa, consulte um profissional especialista em voz, pois em grande parte dos casos é possível ajustar, e com treino, ela se tornará mais agradável, passará mais credibilidade e você se tornará uma pessoa mais feliz.


Cuide da saúde da sua voz e, se você a utiliza em seu trabalho, valorize ainda mais esse bem precioso. A hidratação do corpo é importante para voz, alimentação saudável e sono adequado também. Bebidas alcoólicas e cigarro não combinam com saúde da voz e ainda podem causar doenças graves como câncer de laringe.


Lembre-se da importância que a voz tem para a comunicação. Ame sua voz, ame ouvir sua voz. Saiba que ela representa quem você é.
Não tenha medo: solte sua VOZ!