Vereadoras mogianas dão depoimentos especiais sobre novo movimento parlamentar neste Dia Internacional da Mulher

As vereadoras de Mogi se uniram: Inês Paz, Fernanda Moreno (MDB) e Malu Fernandes (Solidariedade) para criar um movimento parlamentar de Políticas Públicas e Serviços que levem ao empoderamento feminino. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Radar traz os depoimentos especiais das vereadoras sobre a contribuição e trajetória das mulheres nos cargos políticos e públicos. O verdadeiro 8 de março surgiu com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, o que aconteceu em 8 de março de 1917, ou seja, durante a Primeira Guerra Mundial.

A manifestação, que contou com mais de 90 mil Russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921. Após este conflito, e com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política. Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1975.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Em toda essa trajetória que leva hoje o mundo a celebrar este dia, nota-se que a politica esteve sempre presente nesta jornada. então nada mais justo que dar voz as mulheres politicas da região, mais precisamente aqui de Mogi. Claro, elas estão presentes na Câmara Municipal da cidade para representar o cidadão mogiano. mas por serem mulheres, elas fazem parte de um movimento que vai além dos limites da cidade. elas realmente simbolizam o que é a voz e a vez da mulher.

Esteja você mulher, na politica ou não, seja você uma empresária, dona de casa, âncora de um jornal, recepcionista, mãe, avó, filha, você mulher, todos nós da equipe metropolitana desejamos um feliz Dia Internacional das Mulheres