A ideia principal do projeto foi trabalhar os sentimentos na língua inglesa e associá-los ao período da pandemia, principalmente ao momento de isolamento social, promovendo assim a aproximação e acolhimento dos alunos.
Prêmio Destaque Educação 2021: Com produção de conteúdos editoriais e acadêmicos voltados à Educação, a professora na Educação Básica e educomunicadora, Suéller Costa, é a entrevistada especial do dia. Ela que também é jornalista e pesquisadora, está pela segunda vez entre a premiação, representando um trabalho encantador que prestigia turminhas e equipe escolar, no envolvimento de um projeto que marca o retorno às salas de aula durante a pandemia. Ela contou mais sobre a iniciativa e sobre os desafios de acolher alunos, com inúmeras readaptações durante o ensino remoto.
A professora de língua inglesa Suéller Costa desenvolveu com as turmas do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, da rede de ensino de Guararema, o projeto “It’s Okay to Feel your Feelings”, que significa “Tudo Bem Sentir os Seus sentimentos”. A educadora se destacou na categoria “Medidas para Mitigar as Questões Emocionais entre Alunos e Professores”, que procurou elencar propostas realizadas em todo o Brasil para acolher a comunidade escolar no novo ano escolar ainda no momento pandêmico. A professora contou que cerca de 250 crianças participaram do projeto e que após conhecer as crianças, ela começou a desenvolver a proposta com o objetivo de ouvir as crianças, para saber como elas estavam e o que passaram ao longo da quarentena.
A ideia principal do projeto foi trabalhar os sentimentos na língua inglesa e associalá-los ao período da pandemia, principalmente ao momento de isolamento social, promovendo assim a aproximação e acolhimento dos alunos. A professora começou esse processo apresentando o vocabulário e as expressões relativas ao tema em inglês, fazendo jogos como mímica, jogo da forca e jogo da memória. “Fizemos isso de forma remota e presencial, ou seja, de forma hibrida”, ressaltou. As crianças foram incentivadas a relatar quais sentimentos mais se destacaram durante este e o ano passado, a partir de vocábulos como “scared” (assustado), “angry” (bravo”), “sad” (triste), “confused” (confuso), “anxious” (ansioso) entre outros, mas ela disse que o “loved” (amado) ganhou destaque, pois as crianças o associaram ao fato de estarem mais próximas de seus pais.
A professora e jornalista também comentou que tem três etapas de seleção desse prêmio, a primeira etapa é a inscrição que ela passou por uma seleção e uma avaliação do projeto fazendo um vídeo explicando o projeto. A segunda etapa ela considerou ‘mais difícil’ porque tem o júri popular, em que enviou um vídeo de 2 minutos que fica disponibilizado no canal dos organizadores e a pessoa precisa disseminar esse vídeo para conseguir um número de curtidas que a levem para a final. “De todos os projetos inscritos são escolhidos 10, os 10 mais curtidos vão para a final. “Eu acho essa fase muito difícil porque é ao mesmo tempo que você dissemina e muitas pessoas conhecem o seu trabalho, às vezes um trabalho muito bom acaba ficando de fora por causa da quantidade de curtidas”, enfatizou. A etapa final são os 10 mais curtidos e dessa final saem os 3 vencedores.
Ela contou que o Prêmio Destaque Educação 2021 premia os ganhadores com uma especialização, o “Educador na Era Digital”. É uma especialização que tem uma parceria entre o Instituto de Tecnologia e com universidades internacionais, uma delas a Universidade de Harvard.
Quer saber mais sobre a premiação? Acompanhe a entrevista completa.