A perda dos dentes pode causar danos reversíveis, mas maus hábitos, como tabagismo, prejudicam quem deseja solucionar o problema. Acompanhe os esclarecimentos do Dr. Paulo Kawakami

Saúde bucal: a perda de um ou mais dentes pode afetar a vida de uma pessoa, principalmente na alimentação e autoestima. Nessa situação é recomendável procurar um especialista e resolver o problema com implante dentário, antes que a perda afete a mastigação, causando problemas digestivos a médio e longo prazos.

Quem explica os esclarecimentos sobre o procedimento e quem deve buscar atendimento odontológico é o cirurgião-dentista, mestre em Implantodontia e professor-coordenador da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional Mogi das Cruzes, Dr. Paulo Kawakami, que também tira dúvidas sobre o curso que ministra na APCD-RMC.

O especialista ressalta que ‘cada caso é um caso’, por isso tratar a perda de componentes bucais não é simples e não há uma orientação indistinta. Ele garante que precisa haver planejamento e a APCD avalia a parte clinica antes do procedimento, para verificar se o paciente está apto. “A estrutura bucal difere de pessoa a pessoa, e isso define se em uma sessão é possível colocar mais de um implante, por exemplo”, ressalta.

Dr. Paulo Kawakami também faz um alerta sobre os riscos do tabagismo para a saúde bucal, “é um mal sem tamanho”. “Dependendo do grau do tabagismo a gente contra indica o procedimento, porque ele atrapalha a reparação do tecido, gera aquecimento e as substâncias presentes no cigarro podem fazer mal, criando uma espécie de rejeição, onde o implante não adere ao tecido ósseo”, esclarece, sobre os fatores de risco.

Segundo o cirurgião dentista, além do tratamento e avaliação sistêmica, os profissionais na APCD também trabalham para conscientizar os pacientes sobre hábitos e cuidados. “Quem tem implante às vezes pensa que não precisa mais dos cuidados diários, mas, na verdade, ele também precisa escovar e passar fio-dental regularmente”, afirma.

A Regional Mogi das Cruzes da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD-RMC) atualmente atende moradores das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. São oito clínicas de especialidades que oferecem tratamentos de gengivas, canal, implantes, restauração, ortodontia para correção dos dentes, prótese e harmonização facial. Para ter acesso, basta agendar a triagem pelos telefones 4790-3969 e 4699-1805. A avaliação clínica tem uma taxa de R$ 20,00 e as condições de pagamento são populares. Acompanhe a entrevista completa para entender mais sobre o que é implantodontia e quais os serviços disponíveis na APCD.