Procon de Mogi já recebeu 47 reclamações de aposentados e pensionistas em 2022 que tiveram descontos em benefício do INSS sem solicitar mas que prejudicam as pessoas
ALERTA: Procon de Mogi das Cruzes emite alerta para golpes envolvendo cartão de crédito consignado e empréstimo. O órgão afirma que já recebeu 47 reclamações de aposentados e pensionistas que tiveram descontos no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem ter solicitado os serviços somente em 2022. Para trazer orientações e esclarecer o assunto, o Radar Noticioso recebeu a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Dra. Fabiana Bava.
Ela explicou quais cuidados são necessários para evitar cair em golpes. Um deles, muito usado atualmente, é a oferta de crédito consignado. A especialista aconselhou que ligações de telemarketing oferecendo crédito e empréstimo consignados devem ser denunciadas. “Tem uma lei desde dezembro que afirma que é proibida a oferta de crédito consignado e empréstimo consignado por telefone, mas ela continua e precisa ser denunciada. Denunciem, anotem protocolo, nome, dia e banco porque tem lei específica em São Paulo que proíbe essa conduta”, avisou.
A especialista ressaltou que desde 2019 uma perda de dados fez com que as pessoas começassem a receber empréstimos consignados e cartões de crédito não solicitados. Benefícios têm aparecido nas contas das pessoas sem que elas saibam de onde vêm. Isso acontece porque a vítima do golpe adquire uma coisa e é conduzida na ligação para outro serviço sem que ela perceba. Ela pediu atenção a esses casos também. “O Procon já autuou várias vezes os bancos, mas os aposentados e pensionistas continuam sofrendo com isso. Alguns fornecedores têm consciência e devolvem o dinheiro, mas às vezes os fornecedores não enviam contrato e querem fazer liquidação antecipada, jogam juros e uma correção monetária e emitem um boleto para o aposentado ou pensionista pagar. A pessoa nem solicitou o dinheiro, está com o dinheiro na conta, quer devolver e tem juros. Isso é uma questão muito séria e só quem está ‘na ponta’ consegue entender esse problema”, destacou.
Dra. Fabiana Bava comentou que muitas instituições exigem informações em excesso e alertou para a liberação de dados e informações pelo celular. O controle, no entanto, é difícil já que o Procon “é um instituto nacional, o que dificulta a detecção do problema em um país como o Brasil”.
“Você se sente totalmente desprotegido, não sabe como estão usando seus dados. É complicado controlar isso. O Procon é um instituto nacional, não tem braços. Entrei em um site para ver um link que me encaminharam sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Ele pedia acesso à foto, biometria, dados, documentos, tudo, e com isso, ele faz qualquer compra”, lamentou. “A intenção da lei é de que cada vez menos dados sejam coletados. Eles estão ampliando a autorização de empresas, que pedem autorização para acessar contatos, fotos pessoais, biometria e isso fragiliza demais os consumidores porque há dados pessoais seus em todos os lugares. Se hackearem o banco de dados de uma loja, encontrarão todos os seus dados”, completou.
A coordenadora do Procon de Mogi também deu várias dicas para as pessoas não caírem em golpes e disse que os maiores problemas que o Procon encontra são com as operadoras de telefone. Nos casos das ligações indevidas para oferecer um serviço ou ligue apenas para fazer uma cobrança indevida, ela orientou que as pessoas acessem o serviço NãoMeLigue do Procon no site: *https://bloqueio.procon.sp.gov.br*. Se a operadora ou banco continuarem ligando após 30 dias é necessário acessar novamente o site e denunciar.
Para entrar em contato com o Procon de Mogi das Cruzes e marcar um horário acesse o site *http://agendamentopac.pmmc.com.br* ou ligue no número: *(11) 4798-5090*. O Procon de Mogi fica localizado na Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, nº 277 na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa.