Imagem Divulgação

O caminho para a escolha de um Curso Superior e a Instituição que você vai escolher para estudar, é um caminho logo e por vezes, nebuloso. Talvez a parte da opção pelo curso, que está ligada as suas aptidões e gostos, você consegue trilhar por si só ou mesmo, com ajuda de profissionais. Todavia é na hora de decidir onde estudar que faltam elementos para tal.

Inicialmente deparamos se a IES é pública ou privada. Visto que mais de 75% das vagas ofertadas (de acordo com o censo educacional do MEC) estão concentradas nas instituições privadas, a primeira análise é decidir qual faixa de preço cabe no seu orçamento, lembrando que no mínimo os cursos de graduação têm 2 anos de duração, podendo variar, a depender da sua escolha, 6 anos.

Feito este exame, agora devemos pesquisar a real qualidade das Instituições e os cursos ofertados, e para isso, o melhor caminho é pesquisar no MEC, via site https://emec.mec.gov.br/, na aba Consulta Avançada você pode localizar a IES que procura.

Imagem Divulgação

Nesse sistema aberto a todos para consulta online, é possível encontrar todas as informações sobre a regularização da instituição e dos cursos que ela oferece. O que devemos verificar? Nessa pesquisa, você deve investigar as notas dos seguintes indicadores de qualidade: ICG, CI, CPC. Veja o que significam essas siglas.

Índice Geral de Cursos (IGC): Ele exprime a qualidade da instituição, ele pode variar com notas de 1 a 5. Quanto maior a nota, melhor: instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência, 3 regular e 1 e 2 demonstram insuficiência.

Conceito Institucional (CI): Consultando o CI você pode ter ideia sobre a qualidade das instalações físicas da instituição. O Ministério da Educação envia especialistas para realizar visitas de inspeção da infraestrutura, da gestão, do Plano de Desenvolvimento Institucional e outras atividades importantes para o funcionamento da instituição.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): A nota do CPC informa sobre a qualidade do curso oferecido, assim como os outros indicadores, as notas variam de 1 a 5. Desta forma você poderá realizar a sua escolha de maneira segura em relação aos parâmetros do órgão regulador.

É por meio da Educação que podemos nos transformar e modificar a sociedade.

Boa Escolha, Bons Estudos.