O excesso de pigarro e rouquidão podem ser sinais de alerta. No Dia Mundial da Voz quem traz orientações é a fonoaudióloga Tatiana Franco

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Voz. Muitas vezes associado a sintomas de gripes e resfriados, doenças na garganta e rouquidão passam despercebidos, por isso a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia realiza uma campanha que chama a atenção para problemas de Saúde. Hoje a fonoaudióloga e consultora em Comunicação, Tatiana Franco, traz o destaque explicando os principais sintomas de alerta para problemas vocais. A especialista também orienta acerca dos cuidados básicos que devemos ter no dia a dia e enfatiza a importância da saúde da voz.

Ela alerta “cansaço, excesso de pigarro e rouquidão devem ser cuidados, e se persistirem com a orientação de um especialista para o tratamento, que pode até ser medicamentoso”. Tatiana Franco também aponta que problemas gástricos, epigástricos e refluxo podem causar dano às cordas vocais.

“O PH do suco gástrico, quando sobre, queima, superaquece as cordas”, destaca. A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a Campanha Amigos da Voz, que em 2021 completa a sua 16a edição com o tema “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”.

Segundo a fonoaudióloga, a Campanha Amigos da Voz quer chamar a atenção das pessoas para a identidade vocal. A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional. É importante lembrar que alterações vocais podem sinalizar a presença de doenças neurológicas (por exemplo, Doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe, o que também afeta a questão da identidade vocal. Por isso, é importante estarmos atentos e conscientes das características de nossa voz. Acompanhe


fumantes ficam com a voz grave, chegar á um nível preocupante, precisa de ajuda do fono
chocolate e álcool prejudicam
maçã faz bem para voz
pigarro> podem ser problemas gastricos e epigastricos. A queimação e refluxo