Créditos: Imagem divulgação

Todo começo de ano, muitas pessoas fazem suas listas de promessas: dietas, academia, terminar um projeto, viajar etc. Será que alguma vez, ter uma comunicação mais assertiva, já foi uma de suas promessas?

É comprovado que grande parte dos problemas vivenciados pelo ser humano está ligado a forma de se comunicar. Existem vários ruídos na comunicação, que atrapalham a mensagem de ser passada de forma clara e objetiva. Por exemplo, o vizinho falou de uma forma grosseira, meu chefe não escutou minha reclamação ou minha ideia, meu colega de trabalho não entende o que eu falo, meu filho adolescente só fica no celular e não conversa…. ou seja, temos ruídos ligados a atenção; escuta; ao conteúdo verbal da mensagem (palavras, discurso) e ao conteúdo não verbal da mensagem (tom de voz, gestos e expressões faciais) que causam impacto na relação de comunicação entre as pessoas.

A comunicação assertiva é algo importante e passível de treinamento. Apenas, como em qualquer um dos itens da lista de promessas, precisamos nos dedicar, treinar, até que se torne um hábito. Portanto, se você estiver disposto a colocar o item comunicação na sua lista de metas para 2021, aí vão algumas dicas para te ajudar colocar em prática:

  1. Escute atentamente o que as pessoas falam. Quando estiver conversando com alguém, deixe o celular, evite pensar em ações futuras que precisa realizar. Apenas escute, de forma genuína.
  2. Respeite a troca de turnos. Enquanto um fala, o outro escuta.
  3. Seja sábio na hora de falar, para que o outro também tenha prazer em te escutar.
  4. Pense para falar. Respostas dadas sem pensar, podem vir recheadas de ruídos e da emoção da conversa.
  5. Organize suas ideias, elabore um discurso coerente para falar.
  6. Procure falar num volume médio. Falar muito baixo mostra desinteresse, medo. E falar muito forte pode passar uma imagem de alguém muito autoritário.
  7.  Seus gestos e expressões faciais precisam combinar com o que você está falando. Não adianta controlar a voz e usar gestos agressivos.
  8. Articule os sons das palavras com vontade, para que sua mensagem transmita clareza.
  9. Simplifique o que tem a dizer. Escolha as palavras certas e de um modo fácil, passe sua mensagem.
  10. Respeite o outro na comunicação dele e a sua também será respeitada.

Que em 2021, a comunicação assertiva possa prevalecer nos lares, nas empresas, nas relações entre amigos, na política e em qualquer local que tenha mais de uma pessoa.

Tatiana Franco
Fonoaudióloga
Consultora em Comunicação Humana