Notas dos Cursos e das notas do Enade são disponibilizadas no site do INEP

Créditos: Imagem divulgação

Estamos nos últimos dias de janeiro, período crucial e decisivo para a captação de alunos no ensino superior e o cenário nacional aponta as dificuldades das Instituições de Ensino Superior em atrair estudantes. O impacto econômico sofrido devido a pandemia ou a outros fatores trazem dificuldades e interferem na sustentabilidade econômica do negócio. É um desafio aos gestores educacionais atrair novos alunos e converter em matrículas.

Do outro lado do balcão o futuro aluno, com tantas ofertas e o excesso de informações nem sempre claras ou compreensíveis sobre os cursos ofertados, gerando incerteza na escolha.

A escolha deve se guiar por cursos que ofertem qualidade de ensino. Fator percebido ou mensurado pelas avaliações do MEC, expressa através das notas dos Cursos e das notas do Enade, que se encontram disponíveis no site do INEP ( www.inep.gov.br). As boas ou ótimas notas divulgadas (4 e 5) refletem o cumprimento das diretrizes curriculares dos cursos nos processos. O atendimento as demandas profissionais e o posicionamento no mercado também importam na escolha.   

Concluindo escolas com qualidade nos cursos, tendem a ter menor dificuldade na captação. Esses fatores não podem ser ignorados, é preciso rever e repensar os processos acadêmicos de modo que a busca pela qualidade e a manutenção sejam metas permanentes das equipes gestoras e não somente uma palavra na missão da empresa.