PUCPR aplicam a teoria em aulas práticas. Crédito: divulgação

Ao buscar vagas de trabalho em sites, observa se a diversidade de ofertas, salários atrativos e também a latente necessidade do mercado por profissionais bem qualificados e multitarefas em atendimento as novas demandas das empresas em preenchimento a essas vagas. 

O relatório divulgado em 2019 da Education at a Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que o diploma de ensino superior continua sendo importante. No Brasil um profissional com ensino superior completo, chega a ganhar em média de duas a três vezes mais do que aqueles que possuem somente o ensino médio. Ou seja, a escolaridade impacta a probabilidade de colocação no mercado de trabalho.    

A educação transforma a sociedade, gera benefícios e não há como negar o valor que agrega ao ser humano. Mas diante da disponibilidade de tanta informação, de mudanças significativas ocorrendo no planeta, de questionamentos pessoais, o que fazer?.

Nos vemos diante de cenários distintos: o jovem ingressando no ensino superior, o profissional já formado, que por necessidade ou por opção também está em busca de qualificação ou capacitação e as Instituições de Ensino com sua ampla oferta de cursos em diferentes níveis e formatos.

Como escolher, como fazer, o que é melhor? Perguntas difíceis de serem respondidas se forem ancoradas em um único olhar. Mas vamos lá…

Primeiro para quem está iniciando os estudos, tenha paciência e faça uma pesquisa de dados antes de fazer a escolha de onde estudar. Pode começar por comparar os indicadores de qualidade (notas do ENADE) divulgados pelo MEC, consulte as grades curriculares e estrutura dos cursos, pesquise sobre o corpo docente bem como a sua titulação e a atuação junto ao mercado profissional, observe a oferta das atividades de extensão e a articulação com a comunidade local.   

Segundo para o profissional em busca de capacitação ou recolocação, não se acomode!!! É fundamental a formação de modo transversal, integrando conhecimento de áreas diversas. Ricardo Amorim, apontado pela Forbes como um dos mais influentes economistas do país, afirma que a única forma de evoluir é buscando tarefas que não estamos totalmente prontos. Portanto antes da escolha por uma formação continuada também compare e analise o valor agregado do produto a ser adquirido.    

Para ambos: busque aprender sempre coisas novas, leia muito, seja curioso, se desafie, capacite se e esteja pronto!.